Feira de São Martinho de Portimão

A feira de São Martinho de Portimão realiza-se há 353 anos. Em 1662, D. Afonso VI deferiu o pedido dos Oficiais da Câmara de Portimão para que se realizasse uma feira anual no dia 11 de Novembro.

ALVARÁ

Eu, el Rei, faço saber aos que este alvará virem que havendo respeito ao que pela petição atrás escrita, assinada por Jacinto Fagundes Bezerra meu escrivão de Câmara, me enviaram dizer os oficiais da Câmara de Vila Nova de Portimão sobre se fazer cada ano uma feira na dita vila por dia de São Martinho, e visto o que alegam e o que constou por informação que se houve pelo provedor da Comarca do Reino do Algarve, hei por bem e me apraz que daqui em diante se possa fazer na dita vila uma feira cada ano no dia referido como os suplicantes pedem, sem prejuízo de minha fazenda real, e este alvará se cumprirá como se nele contém e valerá posto que seu efeito haja de durar mais de um ano, sem embargo da ordenação do Livro 2º título 4º em contrário, e não pagou novos direitos por não ser feira franca como constou da certidão do escrivão Henrique Correia da Silva.  Vital Paes a fez em Lisboa a três de Outubro de mil seiscentos e sessenta e dois. Jacinto Fagundes Bezerra o fez escrever.

Rei.

ANTT, Chancelaria de D. Afonso VI, Liv. 25, fl. 82

Quem foi SÃO MARTINHO?

06martin[1]

São Martinho, c. 1490

Budapeste, Museu Nacional

S. Martinho nasceu na Panónia, actual território da Hungria, em 316. Filho de um oficial do exército romano, seguiu a carreira militar até que, com cerca de 40 anos de idade foi ao encontro de santo Hilário, bispo de Poitiers, que lhe conferiu ordens sacras e lhe deu a oportunidade de entrar na vida religiosa. Dez anos depois foi ordenado bispo de Tours.   Faleceu em 11 de Novembro de 397 e, durante muitos séculos, foi um dos santos mais populares da Europa.

Desde a Idade Média, o calendário  litúrgico, com  profundas raízes populares, constituía uma referência para o calendário civil nos países de tradição cristã. Embora actualmente o laicismo dos Estados justifique a exclusão de muitos feriados religiosos, ainda permanecem as tradições evocativas de festividades cristãs, por vezes associadas aos ciclos da Natureza cultuados pelos celtas. O dia de S. Martinho corresponde, justamente, ao fim do ciclo das colheitas e à transição do Verão para o Inverno. Esta coincidência deu origem a inúmeros provérbios e à realização de feiras anuais que, durante séculos,  desempenharam uma função económica, social e cultural importantíssima.

PROVÉRBIOS

Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.

Dia de S.Martinho, lume, castanhas e vinho.

No dia de S. Martinho abre-se a pipa e prova-se o vinho.

No dia de S. Martinho come-se castanhas e prova-se o vinho.

No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.

Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.

Pelo S. Martinho, mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.

Pelo S. Martinho engorda o teu porquinho.

Se queres pasmar teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.

ADIVINHA

Tem casca bem guardada

Ninguém lhe pode mexer

Sozinha ou acompanhada

Em Novembro nos vem ver

4 thoughts on “Feira de São Martinho de Portimão

    • O local onde se realizou a 1ª feira não conheço. Sei apenas, para já, que, no século XIX tinha lugar na zona ribeirinha e que, na segunda metade do se´c. XX passou para o espaço que hoje corresponde às traseiras do estádio de futebol até junto do Lar da Criança.

  1. O alvara contem um erro porque diz na ultima e penutima linha o seguinte como passo a transcrever: “Vital Paes a fez em Lisboa a três de Outubro de mil seiscentos e dois. Jacinto Fagundes Bezerra o fez escrever.”. Ora em mil seiscentos e dois ainda estavamos sob o dominio espanhol e a 38 anos da Retauracao pelo que o presente alvara nao pode ter sido publicado. Mas mais me que parecer que o erro e da pessoa que trascreveu o documento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s